quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Esboço de Soneto I - Quarteto inicial


De tantos versos fiz-me haver assim
E sem saber de que lugar provêm
Que disse a mim poder ouví-los bem
Ainda que ninguém ouvisse enfim


----

Eis aí um quarteto, que era para ser, de início, uma trova, mas que decidi por fim tornar num soneto. O esquema rítmico que decidi utilizar é o pentâmetro iâmbico, típico dos sonetos ingleses, que contém cinco iambos. Um iambo é uma unidade rítmica (um pé) composto por uma sílaba átona e uma tônica, nesta sequência. Fiquei particularmente orgulhoso por ter conseguido compor o último verso sem precisar alterar em nada sua estrutura ou suas palavras: ele me surgiu no espírito tal qual está escrito, já dentro da métrica pretendida.
Para finalizar, apenas a escansão do primeiro verso para mostrar sua estrutura:

De TAN / tos VER / sos FIZ / -(me)haVER / aSSIM

Cinco pés iâmbicos, que por sua vez contam 10 sílabas poéticas. Nota especial para a elisão do "e"de "-me" pelo a de "ha", dando uma única sílaba poética.

Nenhum comentário: