terça-feira, 25 de novembro de 2008

Muito Barulho por Nada


Brado em palavras um grito silente no peito fechado
Grito de dor e de raiva e de cólera e ira tomado
Cerro meu punho sem ter entretanto temor em desistir
Berros e murros rasgando na vida uma dor de existir

Pausa – o silêncio impera suspenso, no ocaso calado
Nem um suspiro ressoa na noite de ar tão pesado
Só calmaria opressora, no abismo sem fundo a insistir
Nada mais ouço no escuro, nem eco nem som a persistir

Mudo foi feito o clamor – manifesta-se enfim a quietude
Como somente depois do alarido percebo-me tão só?
Contra o que mesmo me bato e debato, senão solitude?

Num desatino passado desfaz-se completo um nó
Tão instantâneo o momento perdido na imensa amplitude
Somem efêmeros brado e silêncio – retorno eu ao pó

----

Depois de muito obrar sobre o poema, consegui enfim (mas não sem o uso talvez inexcuso de licença poética) completar um soneto composto unicamente por versos hexâmetros datílicos, como os clássicos épicos.

Sem me alongar por demais nos comentários, faço a escansão do primeiro verso para mostrar a estrutura tipicamente utilizada nos versos que fizeram a fama de Ilíada, Odisséia e tantos outros épicos gregos e latinos.

BRA-do_em pa- | LA-vras um | GRI-to || si | LEN-te no | PEI-to fe- | CHA-do

O verso, é claro, é composto por seis pés dáctilos, ou seja, seis metros compostos por uma sílaba tônica seguida por duas átonas (lembrando, é claro, que é feita a tranposição tradicional das sílabas longas e curtas do grego e latim para sílabas tônicas e átonas no português). Entretanto, o último pé nunca é completo, sendo normalmente um espondeu (duas sílabas tônicas). Como isso é difícil de se conseguir em português, utilizei-me de licença poética e variei as últimas duas sílabas no decorrer do poema todo.
O hexâmetro também é marcado por uma cesura, uma pausa no meio do verso. Tipicamente essa cesura recai depois da tônica do terceiro dáctilo (cesura masculina), ou então depois da primeira átona do terceira dáctilo (cesura feminina). Neste verso específico, temos uma cesura feminina (marcada por "||").

2 comentários:

Unknown disse...

Isso não é possível, mas eu gostaria que fosse uma hipótese viável.

Ficou bom, a licença ficou natural, quase despercebida, só não gosto quando fica gritando demais dentro do texto.

Unknown disse...

Acho que tomei na segunda.
=(